Tarefa de casa!

___________________________________

.

Quer aprender a meditar?

Vamos fazer exercícios em casa!

(=^x^=) (=^x^=) (=^x^=)

MC4_2076


Aquele que negligencia

A tarefa de casa interior

Certamente fracassará

Na sua vida exterior.

Sri Chinmoy

Minicurso online de meditação

Play video

Tarefa de casa


para quem está participando do curso de meditação

.

por Patanga Cordeiro

Algumas pessoas chegam até o nosso site procurando aprender sobre meditação. Já outras chegam ao nosso site justamente por estarem participando do nosso curso. Esta página é uma compilação de sugestões para quem já participa do curso, ou para quem completou o curso e quer praticar um pouco mais.

O que proponho aqui é bem simples. Deixarei uma lista de sugestões, que serão comentadas abaixo, de coisas que considero importantes para quem está buscando, para quem quer aprender meditação. Algumas são coisas que aprendi com Sri Chinmoy, outras são observações pessoais minhas.

Se tiverem ideias ou reflexões, ficaremos gratos em ouvi-las de vocês!

Tópicos:

  • Meditação diária
  • Leitura
  • Canto dos mantras
  • Material (livros e CDs + internet)
  • Esportes diários
  • Convívio e amizades
  • Vícios e hábitos
  • Trabalho e estudo
  • Dicas de meditação
  • Sinceridade

Meditação Diária


A meditação matinal, feita todos os dias, sem falta, é a coisa mais importante que você pode fazer por si mesmo. Espero não precisar explicar aqui. Quem fizer, sentirá.

O horário ideal para a meditação é às 6h da manhã (ou antes!). Se você está acostumado a acordar tarde, tente gradualmente ir dormir mais cedo e acordar mais cedo. E tente ter um lugar especial só para meditação!

O ensinamento verdadeiro – o ensinamento interior – é o que acontece no silêncio do seu coração. Não há atalho por enquanto.

Se quiser novidade ou desafios para variar a prática, tente o seguinte:

Mais sobre meditação para iniciantes

sri chinmoy meditando

Leitura


Recomendo ler um livro espiritual a cada duas semanas – em média, 30 minutos por dia.

Livros de preferência sobre Mestres espirituais ou seus ensinamentos. Em geral, não recomendo livros sobre conceitos fantásticos como astrologia, espiritismo, etc, pois, ao meu ver, eles são ciências de conhecimento, mas não têm relação direta com a meditação e espiritualidade. Meditação é experiência.

Mas a leitura vai mantê-lo inspirado a continuar meditando e vai fazer com que você comece a reconhecer exteriormente em si mesmo as mudanças que tem ocorrido por dentro.

Estes são os livros que eu recomendo pessoalmente.

Canto dos mantras


Parecido com a leitura, é de importância secundária você conhecer bem o significado dos mantras ou sua raiz do sânscrito. O que importa é a experiência.

Cantar mantras e canções devocionais traz um resultado similar ao da meditação. A consciência espiritual que existe nele passa a imbuir nosso corpo, mente e emoções. Naturalmente, a transformação acontece em sequência.

Mais sobre mantras e música

Filme – o monge do oceano

Play video

Material – livros, CDs e internet


Costumamos compartilhar isso nos cursos, mas é tão significativo que vale a pena ser repetitivo aqui. Pela nossa prática em ministrar cursos, descobrimos que, para o aluno aproveitar bem o curso, o livro Meditação é indispensável. (Obs: não lucramos de fato com a venda de livros e CDs.) Não é uma questão de informação ou ter um livro de “auto-ajuda”. Não se trata disso. O que acontece é que ter contato diário com os escritos de um Mestre espiritual como Sri Chinmoy, que realmente alcançou a meta final da meditação e consegue imbuir seus escritos com a consciência que realizou, é uma oportunidade ímpar. O livro possui inclusive uma seção de perguntas e respostas a cada capítulo, que, além de inspirar pela consciência dos escritos, pode ser bem sobre o que você queria saber.

Costumamos disponibilizar também um CD com os mantras que aprendemos durante o curso gravados. Vocês podem ter visto que alguns deles são curtos e, outros, nem tanto. Assim, ajuda bastante ter a gravação para poder decorar em casa.

O segundo CD de curso é o mais importante. Nele, Sri Chinmoy toca flauta e outros instrumentos. Esse CD você pode usar a qualquer momento do seu dia, no trânsito, etc. Mas o que ele tem de especial é que você pode usá-lo principalmente para 1) meditar na música e 2) deixar como música de fundo durante outro exercício qualquer de meditação que você esteja fazendo (chama da vela, respiração, etc.), principalmente se houver barulho externo atrapalhando sua meditação.

O terceiro é, na verdade, um DVD com os vídeos mais inspiradores que consegui compilar para iniciantes. A maior parte tem áudio original e legendas.

Internet


Desse tópico vocês até já desconfiam o que vou falar. Infelizmente, a internet é um meio aberto a todas as influências – boas, ruins, sábias e ignorantes.

Recomendo aprender meditação com quem já faz, pessoalmente, e fazer as suas leituras nos livros impressos, de fontes que você confia realmente. Para chegar num livro impresso, a pessoa tem que ter um nível de esforço muito maior do que simplesmente fazer um “post” num blog por aí. Isso aumenta as chances de que você tenha um material de qualidade no livro, se comparado com a internet.

Até mesmo com referência a este site, o propósito dele é só inspirar as pessoas a começarem e terem recursos mínimos. O site não tenta ser um manual de meditação. Siga em frente!

pavão
correndo na montanha

Esportes


Mens sana in corpore sano. Sem um templo, o altar é destruído pelo tempo, chuvas, etc. O corpo é o templo, e a alma é o altar. A prática diária de esportes é a maneira de manter o corpo em condições para o nosso melhor progresso espiritual. Sugiro 5 a 7 vezes por semana. Meu esporte mais recomendado para quem quer aprender a meditar é a corrida, porque é muito simples e meditativa – é só por o tênis e sair correndo na rua qualquer dia, hora e lugar, viagem, etc…

Começando a Correr

Para quem nunca fez corrida e quer começar, tenho umas dicas e um humilde programa para iniciar a correr aqui.

Convívio e amizades


Tudo o que fazemos na vida exige energia. Sugiro concentrarmos nas amizades e convívios que apenas aumentem e elevem a nossa energia e astral.

Do outro lado, o convívio com pessoas que possuem o mesmo tipo de busca que você é essencial. Sem a chama do fogo, uma brasa solitária se apaga. Quando volta para o fogo, ela se acende novamente. Nós somos assim também.

crianças correndo
dove aspiration ground

Drogas e vícios


Da mesma forma, utilizamos nossa energia para recuperar o corpo dos abusos que cometemos. As substâncias danificam tanto o corpo físico quanto o corpo sutil, que compreende nossas faculdades mais elevadas e capacidades para sentir paz, felicidade, satisfação. Se não cometermos abusos, essa energia poderá ser direcionada para o progresso e satisfação genuína, ao invés de reparos de danos.

Mais sobre drogas e meditação

Trabalho e estudo


Foque-se nas coisas que são realmente importantes para você. Qualificação desnecessária, hobbies vazios, etc, vão usar a sua energia espiritual. Naturalmente, o seu progresso será mais lento.

soul birds sri chinmoy
passarinho lindo

Dicas de Meditação


Compartilhamos diversas dicas e princípios da meditação bem sucedida durante os cursos. Cito algumas: ter um altar só para isso, ter uma roupa só para meditar, meditar no coração, dieta vegetariana, meditar como a primeira coisa da manhã (após uma ducha/toalete e antes do café da manhã), procurar a felicidade em si mesmo e não em novos e complexos relacionamentos interpessoais, prática de exercício físico (exceto caminhada, que é algo que não exige muito do físico – sugerimos: corrida ou natação), abstinência de drogas sociais ou não, procurar dormir até as 23h para poder acordar cedo e energizado e etc.

Se realmente quiser aprender a meditar profundamente e perceber transformação e mudanças reais em si mesmo, recomendamos que considere todas essas dicas como coisas de importância.
Isso vem com a experiência. Testem e descubram se é verdade ou não.

Mais dicas em meditação para iniciantes

Sinceridade: o Escudo da Espiritualidade


A sinceridade é o melhor escudo: se você pratica com sinceridade e paciência, e não obtém resultados, você sabe que aquilo não está certo. Se praticar sem sinceridade ou paciência, nunca desenvolverá completamente o assunto e nunca saberá se aquilo é certo ou errado. Simples, não? Agora, coloquemos isso em prática!

Os três poços – uma história

sri chinmoy meditando

Tarefa de casa para quem está participando do curso de meditação

Páginas recomendadas

FEV/2015 – Workshop gratuito com Ashirvad O próximo Curso de Meditação 100% gratuito acontecerá em Fevereiro, perto do metrô Ana Rosa (linhas verde e azul). O palestrante Ashirvad Z...
JUL/2015 – Aprenda a meditar O próximo Curso de Meditação será no fim de Julho. Aprenda a meditar agora! O palestrante Ashirvad Zaiantchick é aluno de Sri Chinmoy e pratica...
Fotos de cursos de meditação Curso em Campinas, na Unicamp, em 2016 Curso com Samalya Schaffer, de Berlim, março de 2017 Curso com o Patanga em Campinas, na Unicamp, em 2016...
Livros sobre meditação e espiritualidade Se quiserem adquirir algum deles, acesse a página de livros para meditação. Se estiverem procurando livros inspiradores, vejam a página dedicada. ...