Contra a nossa

coragem interior

A própria morte

luta em vão.


– Sri Chinmoy

O que é necessário para participar do curso



“Como pode a sua vida ficar satisfeita 
com pequenas realidades,

Se o seu coração tem sonhos grandiosos?”

– Sri Chinmoy


O que é necessário para vir ao curso

O necessário é ter um anseio, uma sede interior sincera e vontade de encarar desafios e desenvolver disciplina diária. O curso é para quem quer mudar algo na vida – quem está buscando satisfação duradoura e um sentimento de completude, e portanto está disposto a transformações para chegar lá. É para quem tem trabalho ou estuda, tem família e amigos, hobbies e lazer, viaja e é saudável, mas sente que só isso não basta. O nosso maior público é jovem, e organizamos o curso pensando nisso, tornando-o bem dinâmico e também rigoroso. Nenhum de nós é especialmente habilidoso e nem havia feito nada especial antes, mas depois de começar a meditar já fizemos coisas como correr por 10 dias, nadar o Canal da Mancha e conhecemos o mundo dando cursos em muitos países. Só para dar uma ideia de que meditação é uma coisa para pessoas comuns e não se limita a estereótipos, ao contrário do que muitos imaginariam, a maior parte de nós tem formação em engenharia, e não em ciências humanas ou de saúde.

 

Meditação para ansiedade, depressão, bem-estar, etc — um pedido encarecido:

Não ensinamos yoga e nem relaxamento; meditação é outra coisa. Por isso, se você busca controle de ansiedade, depressão, estresse ou outra terapia, queremos deixar claro que não é a nossa linha e nem temos experiência ou qualificação técnica/profissional para isso. Assim:

  • Não se inscreva para o curso caso procure a meditação para o alívio da depressão, controle da ansiedade, estresse, etc. (veja alternativas abaixo)
  • Se você não pode se sentar no chão ou ficar em pé por períodos prolongados, recomendamos não se inscrever no nosso curso (inscreva-se apenas se conseguir). É para o seu próprio conforto e saúde. (veja alternativas abaixo)

A nossa proposta é servir todos os interessados, e mesmo que você não se enquadre nas condições mínimas para comparecer ao curso, compilamos uma sugestão na página de meditação e bem-estar. Colocamos lá um vídeo que é um minicurso condensado de 2h30min, que é bem genuíno e tem vários exercícios. Poderíamos sugerir também os livros do curso. Se for ler o livro, usar o vídeo e o material, verá que lhe dará muitos meses de prática sincera e certamente o ajudará no que procura, talvez preparando-o para ir mais fundo no futuro.


“A força da pureza é inimaginável.” – Sri Chinmoy


Do ponto de vista prático

Não é necessário trazer roupa especial nem acessórios (mas venha confortável para se sentar no chão). Todavia, é necessário desenvolver uma certa disciplina: durante as aulas, introduziremos gradualmente conceitos que consideramos fundamentais para uma prática eficaz da meditação, como

  • Em casa, acordar cedo todos os dias para meditar, sem falta, inclusive nos fins de semana
  • Praticar esportes e leitura diariamente, dieta vegetariana, abster-se de drogas, fumo e álcool, etc
  • Disciplina em comparecer a todas as quatro aulas sem falta, ajustando a sua agenda pessoal / de trabalho

Durante o curso explicaremos o porquê de tudo isso, com detalhes e nossa experiência pessoal, e como fazem uma grande diferença na meditação.