Contra a nossa

coragem interior

A própria morte

luta em vão.


– Sri Chinmoy

O que é necessário para participar do curso



“Como pode a sua vida ficar satisfeita 
com pequenas realidades,

Se o seu coração tem sonhos grandiosos?”

– Sri Chinmoy


O que é necessário para vir ao curso

O necessário é ter um anseio, uma sede interior sincera e vontade de encarar desafios e desenvolver disciplina diária. O curso é para quem quer mudar algo na vida – quem está buscando satisfação duradoura e um sentimento de completude, e portanto está disposto a transformações para chegar lá. É para quem tem uma vida normal, mas sente que só isso não basta. O nosso maior público é jovem, e organizamos o curso pensando nisso, tornando-o bem dinâmico e também rigoroso. Nenhum de nós é especialmente habilidoso e nem havia feito nada especial antes, mas depois de começar a meditar já fizemos coisas como correr por 10 dias, nadar o Canal da Mancha e conhecemos o mundo dando cursos em muitos países. Só para dar uma ideia de que meditação é uma coisa para pessoas comuns e não se limita a estereótipos, a maior parte de nós tem formação em engenharia, e não em ciências humanas e nem de saúde.

Não ensinamos meditação para controle de ansiedade, depressão, relaxamento, etc; isso é importante, e gostaríamos de aproveitar para reforçar que nosso curso é voltado unicamente para a aspiração espiritual e a busca por um propósito maior para a vida. Também não ensinamos yoga ou técnicas de relaxamento. Por isso, se você busca qualquer forma de terapia, como controle de ansiedade, depressão, estresse ou outras, precisamos deixar claro que não é a nossa linha e nem temos experiência ou qualificação técnica para isso. Portanto, precisamos pedir gentilmente que não se inscrevam para o curso caso procurem a meditação por esses motivos – simplesmente não somos qualificados para auxiliá-los. Se tiverem recomendação do seu terapeuta, então compartilhamos aqui uma sugestão de práticas meditativas na página de meditação e bem-estar e o livro Meditação que vocês podem considerar usar com o acompanhamento do seu profissional, ao invés do curso. Agradecemos imensamente a sua compreensão!


“A força da pureza é inimaginável.” – Sri Chinmoy


Do ponto de vista prático

Não é necessário roupa especial nem acessórios, mas, é necessário:

— Em casa, acordar cedo todos os dias para meditar, sem falta, inclusive nos fins de semana, no seu aniversário, no natal e páscoa, em dias chuvosos, dias quentes, dias frios, dias amenos, dias de prova, dias de trabalho, dias de folga, dias de estudo, dias em que o seu cachorro está carente, etc – acho que deu para entender, né?
Praticar esportes e leitura de livros adequados diariamente, não comer qualquer tipo de carne, abster-se de drogas, fumo e álcool, relacionamentos, etc
Disciplina em comparecer a todas as quatro aulas sem falta, ajustando a sua agenda pessoal / de trabalho

Durante o curso explicaremos o porquê de tudo isso, com detalhes e a nossa experiência pessoal, e como fazem uma grande diferença na meditação.