vulcao meditar sbc

Zazen – Zazengi – postura para meditação – orientações do mestre Dogen

Abaixo segue uma tradução de vários trechos ensinamentos do mestre Dogen a respeito dos abcs da meditação. Em geral, principalmente na parte da postura, é muito similar aos ensinamentos de Sri Chinmoy e que repassamos nos cursos de meditação, e achei de valia compartilhar com vocês aqui.

 

Um modelo para a prática da meditação

Treinar com um Mestre é praticar meditação sentado. Ao sentar-se para meditar, será ideal um local tranquilo. Coloque a sua esteira de meditação de forma que fique espessa. … Faça que o lugar em que sentar-se firme o seu corpo. O lugar onde você senta deve sempre estar iluminado, seja no escuro, durante o dia ou a noite. “Quente no inverso e fresco no verão” deve ser a sua técnica.

Deixe tudo para trás e permita que essas coisas descansem. Não pense sobre o que é bom ou ruim. Não exercite a sua mente e suas discriminações, nem pesa ou julgue as lembranças, conceitos e reflexões da mente!…

Beba e coma em moderação. Desfrute da luz dos dias e da escuridão das noites. Encare a meditação como se estivesse apagando um incêndio na sua cabeça. …

Coloque sua almofada redonda sobre o tapete. Não se sente de pernas cruzadas (em lótus) sobre a almofada com as pernas inteiras. Coloque a almofada bem para trás da metade das pernas. Assim, o tapete estará debaixo dos seus joelhos e coxas, enquanto que a almofada estará debaixo da sua coluna. ….

Sente-se com o corpo ereto, sem inclinar para a direita, esquerda, para frente ou para trás. Alinhe suas orelhas com os ombros e o nariz com o umbigo. Sua língua descansa na sua boca. Respire pelo nariz. Seus lábios e dentes devem estar se tocando. Seus olhos se mantém abertos, mas nem pouco e nem muito abertos.

Com o corpo e mente assim regulados, expire uma vez. Sente-se com a tranquilidade de uma montanha e faça que aquilo em que estiver pensando seja baseado em não tentar pensar sobre qualquer coisa. Como pode alguém estar pensando em não pensar especificamente em algo? É simples. Não deixe que “estou pensando em…” seja o foco da sua meditação. Essa é a técnica para meditação. Meditar é uma prática e não um estudo intelectual. É o portal do Dharma para a alegria e paz. É o treinamento puro para realizar a verdade.