Vídeos para meditar e sobre espiritualidade

Transcrição do da entrevista com Sri Chinmoy e legenda por Sri Chinmoy Centre Brasil

Lista de vídeos selecionados para meditar.

 

 

Se eu tiver que dizer quem sou, eu sou um estudante da paz.

Alguns dizem que sou um embaixador da paz, um embaixador internacional, mas eu não clamo por isso, eu não ouso clamar isso. Quero permanecer como um estudante da paz e um sonhador da paz. Onde quer que eu vá estarei sonhando com a paz, onde quer que eu esteja, aprenderei a mensagem de paz com as pessoas do país que estou visitando.

> Quando você decidiu que isso é o que gostaria de fazer?

Cheguei na América em 1964, foi quando houve a minha decisão final de vir, não apenas para a América, mas para o mundo ocidental. Desde então eu tenho orado, meditado e oferecido a minha paz. As orações na ONU tenho oferecido já pelos últimos 27 anos. E visitei muitos países com o mesmo objetivo, mesma missão e mesmo propósito.

> (?)

Não, como já disse, eu sou um homem de orações e meditações. Portanto, quando nós oramos e meditamos, recebemos mensagens interiores. Podemos chamar de alma ou Deus. Alguém, nosso Guia Interior nos diz, nos incita a realizar algumas coisas. Portanto, do meu interior mais profundo fui ordenado a vir para a América. Não foi a minha vontade do momento, mas a partir da minha vida de orações, eu recebi a mensagem interior para servir o ocidente.

E se o mesmo Piloto Interior me pedisse para servi-lo na India ou no oriente, eu estaria mais do que feliz em aceitar a autoridade do meu ser interior.

************

> Eu assumo que você começou na Índia, que nasceu e estudou na Índia. Poderia nos contar sobre seu passado e porque veio para cá?

 

Eu vim para cá por que fui comandado pelo meu Piloto Interior, portanto estou aqui para servi-Lo no ocidente aspirante. Cresci numa comunidade espiritual, vivendo lá por 20 anos e aos 12 anos de idade eu comecei a prática espiritual.

> Muitas pessoas gostariam de saber, e é uma pergunta ocidental, não minha, mas sinto a vontade de perguntar, meu Piloto Interior, talvez. Porque você deixou a Índia, porque muitos Mestres espirituais deixaram a Índia, quando a mesma possui vários problemas e necessidades lá?

Quanto aos outros, eu não tenho direito de dizer nada. Quanto a minha própria espiritualidade, quanto à minha vinda ao ocidente, posso dizer que no meu caso eu não escolho. Eu não tenho liberdade própria. Se meu Piloto Interior ordenar a minha volta a Índia, serei a pessoa mais feliz. Eu ouço sempre os ditames do meu Piloto Interior. Para mim, não algo tal como América, Índia, Europa ou África. O mundo pertence ao meu Piloto Interior. Portanto hoje Ele quer que eu esteja em alguma casa em particular na América e amanhã ele pode me pedir que eu vá para uma outra casa. Portanto eu sempre estarei pronto para acatar Suas Ordens.

 

 

****************

> Você tem outro grande objetivo? Você já tem feitos em levantamento de peso, música, artes, poesias, literatura, todos esses feitos. Qual é o seu próximo objetivo?

Meu único objetivo, minha meta eterna, é me tornar parte essencial da paz universal. Eu sou um buscador da Verdade, sou um amante de Deus. Eu gostaria, minha única súplica, é me tornar, ver, sentir e me tornar um com a paz universal. Isso é tudo de que mais preciso – o que o mundo precisa. – O que o mundo precisa é de paz, nada mais. Portanto minhas orações e meditações giram em torno da paz.

 

Porque saiu no jornal, fiquei sabendo que você deu uma coleção dos seus livros ao Prefeito de Nova Iorque. E a pilha de livros tinha mais de dois metros de altura, o que deve ter sido bem interessante de se ver ao lado do nosso excelentíssimo prefeito. Mas eu gostaria de saber, para a sua meditação, ensinamentos, etc, quanto tempo você separa para fazer os seus escritos?

Sou a primeira pessoa a duvidar disso tudo. Mas sou um mero instrumento do meu Piloto Interior. Quando alguém entrega a sua vontade para o Piloto Interior, não há algo tal como impossibilidade. É o Piloto Interior quem faz tudo em e através mim, e eu tento me tornar Seu instrumento perfeito.

Mas você dedica certas horas do dia para realizar certas atividades?

Eu não tenho um horário certo. Depende completamente da vontade Dele.

Agora Ele me pede que faça algo,

mas no momento seguinte

Ele me pedirá que faça outra coisa.

Não há uma regra certa para a minha vida,

no sentido de que devo dedicar algumas horas para isso ou aquilo…

Eu vou a diversos lugares, organizo os Centros, e isso eu tenho de fazer numa hora certa.

Mas quando é questão de compor canções, escrever ou pintar, eu não tenho horário fixo.

Isso nos traz a um ponto, que me lembra que você trouxe um instrumento musical com você.

Você poderia nos mostrar o que ele é e talvez tocar um pouco?

Obrigado.

Qual é o nome desse instrumento.

Chama-se esraj. É um instrumento indiano.

Você o usa nos seus encontros?

É um dos instrumentos que eu uso.

Você também pinta, estou certa?

 

Sim, eu pinto.

E que tipo de pinturas você gosta de fazer?

A maior parte são pinturas abstratas.

Você estudou arte?

Não estudei arte. Eu só entreguei a minha vontade à Vontade do Supremo.

Apenas tento me tornar Seu humilde instrumento.

 

Há mais de 125 Centros Sri Chinmoy

ao redor do mundo.

O que acontece nos Centros?

Onde quer que haja Centros,

meus alunos ao redor do mundo

oram e meditam e lêem meus escritos.

Também, eu compus milhares de canções.

Eles ouvem a música – alguns deles

são bons músicos e cantam.

Vida-oração: você ora.

E também se medita.

Então eles lêem meus livros

E também livros escritos por outros,

livros espirituais.

Isso é o que fazemos.

 

Você escreverá mais poemas, fará mais arte, tocará mais música. E, é claro, muito mais corrida, levantamentos de peso, levantamentos de pessoas – você já levantou mais de 1000 pessoas – enfim, as conquistas continuarão por toda a sua vida.

Acho que é por isso às vezes se referem a você como um homem global. Mas explique para mim o conceito – o que se quer dizer com um homem global? Eu tenho um motivo para perguntar.

Considero que um homem global é um aquele cujo coração-aspiração chora para Deus o Criador pela alegria-unicidade de Deus a criação. Você e eu somos Deus a criação. Somos Deus, mas somos Deus a criação. E há Alguém que é Deus o Criador. Deus o Criador e Deus a criação devem seguir juntas. Estamos orando para Deus o Criador para que nos dê o sentimento de unicidade.