religiao e meditacao foto

Religião e meditação

trechos do livro O Mundo Interior e o Mundo Exterior

Donna Halper: Pertencer a um grupo religioso específico seria contrário à prática da meditação? A meditação possui uma religião específica, ou qualquer pessoa, de qualquer religião, pode meditar?

Sri Chinmoy: A meditação transcende completamente os confins da religião. Pode-se ter qualquer religião. A meditação é como uma escola, e a religião é como uma casa. Você pode ir para a escola ou universidade independentemente da casa onde mora. Todos podem meditar, independentemente da religião a que pertença e mesmo se não tiver religião.

 

Donna Halper: Ou seja, quer alguém chame Deus pelo nome de Alá, Buda ou Vishnu, ou qualquer outro nome, a meditação é a mesma?

Sri Chinmoy: É uma questão de nomenclatura apenas. Uma criança chamará seu pai de ´papai´, mas ele é conhecido por outro nome no escritório. É como a água. Você a chama de ´water´ em inglês, mas um francês a chamará de ‘l’eau’ e um bengali a chamará de ‘jal’. É a mesma coisa, chamada por diferentes nomes.

 

Donna Halper: A meditação é uma espécie de soma ao credo religioso que já temos.

Sri Chinmoy: Sim, é uma soma. Ela é a essência interior de todas as religiões.

 

Donna Halper: Já que você mencionou isso, não há uma forma de meditação em cada religião? Eles podem não a chamar de meditação, mas as religiões todas possuem uma forma de meditação, não?

Sri Chinmoy: Toda religião encoraja alguma forma de comunhão interior com o Altíssimo.

 

Ouvinte: Se uma pessoa ignorante e sem quaisquer realizações for confrontada com uma situação de grande perigo no plano físico, que tipo de oração ela pode fazer para Deus nesse momento crítico? A morte súbita pode ocorrer para pessoas num avião ou nas ruas.

Donna Halper: Quando a vida de alguém está em perigo, essa pessoa pode realmente falar com Deus, mesmo que não tenha sido religiosa?

Sri Chinmoy: Somos todos filhos de Deus. Os pais sempre estão repletos de amor, mesmo por um garoto levado que não ouve o que eles dizem. Quando essa criança levada se encontrar em dificuldades, ela correrá para os seus pais, para que o ajudem. Os pais o recusarão nessa hora? Não. Os pais imediatamente o abraçarão e dirão: “Finalmente, meu filho, você veio me procurar para ajudá-lo.” De maneira similar, o auxílio de Deus está sempre presente, contanto que tenhamos um anseio sincero.

 

Donna Halper: Isso quer dizer que, se a pessoa que era contra a religião, que pensava que a religião era tolice ou não queria se envolver com a religião num momento de perigo recorrer a Deus, Deus a atenderá?

Sri Chinmoy: Certamente Ele a atenderá, mas do Seu próprio Modo, é claro.

 

Donna Halper: Ele aceitará a sinceridade dessa pessoa?

Sri Chinmoy: Se alguém ansiar sinceramente pelo auxílio de Deus, Deus certamente o ajudará. Depende da sinceridade do indivíduo.

 

 

Donna Halper: Você quer dizer que a pessoa que pensa de forma positiva, que pensa de uma forma honesta e sincera e se preocupa com todas as pessoas no mundo, essa pessoa usa a mente de uma forma espiritual?

Sri Chinmoy: Sim.

 

Ouvinte: Mas dizem que Deus é um Deus ciumento.

Donna Halper: É uma questão religiosa interessante. E quando dizem que Deus é ciumento?

Sri Chinmoy: Deus é ciumento apenas para aqueles que não vivenciaram Deus o Amado Supremo, Deus a Compaixão Eterna, Deus o Amigo Eterno.

 

Donna Halper: Você está dizendo então que Deus é um amigo?

Sri Chinmoy: Deus é o nosso Amigo Eterno e o nosso único Amigo.

 

Donna Halper: A pessoa que aceita a Bíblia como a palavra de Deus estaria enganada ao pensar que a Bíblia está totalmente correta em tudo que diz?

Sri Chinmoy: Se uma pessoa sente que o que a Bíblia diz é absolutamente correto e possui uma fé implícita nos seus ensinamentos, ela deve continuar na sua vida de fé. Mas se alguém diz que há algumas coisas que estão na Bíblia que não consegue aceitar, se quiser um novo esclarecimento ou uma nova iluminação na sua vida ao estudar outra fonte ou mergulhar fundo em seu próprio interior, essa pessoa pode muito bem fazer isso. Deus quer a nossa satisfação. Se alguém sente satisfação na fé absoluta na Bíblia, isso é ótimo. Mas, se não encontrar satisfação lá, poderá tentar estudar outra coisa. Deixe que estude a sua própria vida; que ele mergulhe fundo em seu interior para encontrar a verdade que o satisfará.

 

Pergunta: Você comentaria sobre o que está escrito na bíblia sobre quem não orar para Jesus Cristo irá para o inferno e que apenas através do Cristo pode-se encontrar salvação?

Sri Chinmoy: A minha resposta singela para essa pergunta é que você é quem deve acreditar ou não. Se você acreditar no que a bíblia diz, acreditará que, se não seguir seus ensinamentos, irá para o inferno. Mas, caso não acredite, não será obrigado a fazer o que o livro diz.

Houveram muitos Mestres espirituais de altíssima ordem na Terra. O Cristo não foi o único. Antes dele houve o Buda, e, antes dele, tivemos Sri Krishna. Mestres da mais elevada ordem caminharam a Terra. Recentemente tivemos Sri Ramakrishna e Sri Aurobindo. Contudo, se você acreditar naquele ensinamento em particular da bíblia, é algo particular seu. Se acreditar, prepare-se divinamente para que possa ir para o Céu imediatamente, ou então prepare-se para receber a sua punição.

Céu e inferno estão principalmente nas nossas mentes. Se você tem um bom pensamento, está criando o Céu. Se clama a Deus por Luz, então tem uma boa experiência, uma experiência iluminadora, e essa experiência nada é senão o Céu. Se você acalenta um pensamento negativo, está criando o inferno. Céu e inferno podem ser vivenciados diariamente.


Relacionado

Meditação Transcendental, Zazen, Zen-budista, Vipassana, Cristã, Budista, Tibetana, Shinsokan,

Caminhos espirituais – o caminho do amor, devoção e entrega