Meu professor-curiosidade me ensinou

Por muito tempo.

Do que agora preciso dentro de mim

É um aluno-necessidade

E um professor-sinceridade.

-Sri Chinmoy

Sensação de oportunidade

Que a vida é inestimável: todo dia pode ser uma fonte de experiências e intenso progresso interior, contanto que estejamos despertos para elas e dispostos a nos disciplinar. O tempo é uma dádiva. A meditação é a coisa absolutamente mais satisfatória do meu dia. Prefiro dez vezes ficar sem comer a não meditar ao acordar. Primeiro o mais importante.

 

A minha meditação me ensinou

Como escapar

Da prisão-mente-desejo.

-Sri Chinmoy

Despertar interior

Que o mundo é lindo: tudo é repleto de beleza, e toda essa beleza é, por vezes, ofuscante. Não é a toa que não entendemos tudo – tem coisas que brilham tanto que ainda precisamos desviar os olhos. Mas chega o dia em que você está pronto e pode olhar para essas coisas de frente. Vale a pena o esforço e a paciência.

pássaro inscricao meditacao

O meu Mestre me ensinou

A arte da vida.

-Sri Chinmoy

 

Sentimento de unicidade

Que quase tudo é maior do que nós: na verdade, só esquecemos que fazemos parte de um todo. Com a sua meditação, você lentamente começa a viver mais no coração, e então se identificar com o todo, e enxergar todas as coisas como um plano maior, e muito perfeito.

O céu me ensinou,

Gentilmente,

A sonhar com Deus.

-Sri Chinmoy

Sabedoria prática

Que as diferenças estão na superfície: melhor lutar por crescimento interior do que por igualdade ou padronização. Todo mundo tem algo precioso dentro de si, e não vale a pena esquecer disso para tentar mudar o mundo. Os casos onde você precisa lutar também ficarão claros para você, na hora certa para você saber que estava certo.

Meu Senhor,

Eu me ensinei

A orar.

Você não me ensinaria

A meditar?

-Sri Chinmoy

 

Jeito de criança

Não tentar entender tudo é um ótimo jeito de entender as coisas. Tudo é mais claro do que parece; somos nós que complicamos tudo. O coração é o céu,  os pensamentos são nuvens que a encobrem. As coisas importantes são as mais simples. Coisas complicadas complicam a nossa vida.

Menos & Mais

Menos computador, menos telefone celular, menos internet, menos correria. Mais livros, mais esportes, mais silêncio, mais música sublime, mais serviço voluntário. Menos coisas que não preciso, mais coisas que são tesouros.