Insatisfação com a vida

por Juliana Francisco

Estava tomando sorvete e sem querer ouvi um grupo de amigos conversando e uma das pessoas falou: “estamos sempre insatisfeitos, nada está bom, a gente sempre reclama de tudo”. Ao ouvir esse trecho da conversar me inspirei a escrever este artigo, pois costumava me sentir insatisfeita com tudo antes de começar a meditar, lembro que, se acontecesse algo bom, ficava feliz por pouco tempo e na sequência surgia o sentimento de que poderia ser melhor ou a sensação de que outra coisa me traria mais felicidade, ou ainda, o sentimento de que aquilo não era o suficiente e encontrava defeitos no que havia acontecido. E essa insatisfação não era direcionada apenas para as coisas que aconteciam, mas se estendia a mim. Nunca estava satisfeita comigo. Eu precisava sempre fazer mais. Quando completava algo, tinha de haver outra meta. Eu sempre me comparava aos demais e sempre tinha um sentimento de inferioridade. Por isso buscava fazer mais e melhor, mas nunca estava satisfeita. Sempre olhava para fora, me comparava, buscava ser melhor ou ter mais que o outro, as metas surgiam com base na comparação, em superar o outro, em ser melhor, para me sentir melhor. Mas o engraçado é que, quando aconteciam, os sentimentos de “felicidade”; “satisfação”, duravam tão pouco e logo eu havia de focar em outra coisa, para sentir isso de novo. O problema é que no meio disso, entre uma coisa e outra, o que havia era apenas insatisfação, as coisas pareciam difíceis de serem conquistadas e a jornada em si era puro desprazer.

“É o desejo que causa sofrimento; mas a própria vontade de realizar Deus é felicidade. Esteja certo de que Ele irá limpar e confortar você, pegando-o em Seus braços. A tristeza acontece para levá-lo a felicidade. Em todos os momentos devemos mantê-Lo em memória.
Sri Anandamayi Ma

A mestre espiritual Sri Anandamayi Ma diz que “você é imperfeito, algo falta em você, e esse é o motivo pelo qual sente o desejo por preenchimento…”. Recentemente li este trecho e entendi que essa busca contínua e o sentimento de insatisfação, se deviam a isso. Sou imperfeita e preciso me preencher, me completar. O problema é que não sabia o que iria me preencher, por isso buscava satisfação nas coisas comuns, nas coisas que todos buscam, como uma profissão, relacionamento, compras, bens, etc. E quando conseguia o que desejava, percebia que este tipo de coisa me trazia felicidade transitória. Quando comecei a participar das aulas de meditação do centro de Sri Chinmoy, além das práticas de concentração, comecei as ler os livros sobre espiritualidade. Nunca tive uma religião, pois não me identificava, sempre chegava em um ponto onde eu não conseguia respostas as perguntas que tinha. Cheguei a desacreditar que Deus existia. No geral, sempre fui muito cética. Mas nos escritos e conteúdo do curso, percebi que a espiritualidade poderia ser trabalhada não apenas por meio de uma religião, mas também através da meditação, e que a meditação era uma forma de conexão com Deus. Nunca gostei de terceirizar a responsabilidade da minha vida, sempre fui responsável e “autossuficiente”, e por isso tinha um certo pré-conceito em relação as religiões, pois, na minha visão (antigamente), as pessoas entregavam a responsabilidade das suas vidas para Deus em troca de algo, esperando algo de Deus. E por isso, Deus, a palavra ‘Deus’ era vista por mim como uma muleta para as pessoas que não queriam ser responsáveis por suas vidas. Não entendia como Deus poderia significar tanto, pois no geral, não via sua presença na minha vida e na vida de outras pessoas no mundo. Mas no curso a abordagem foi muito esclarecedora e os livros me traziam respostas a perguntas que nem sabia que tinha, e as informações entravam como se fossem verdades absolutas; eu não conseguia questionar. Como Sri Chinmoy diz, “a meditação não é simplesmente o domínio da técnica, mas a lembrança de um conhecimento que já está dentro de nós. Nossa própria alma é nossa melhor professora”. Sinto isso: que fui relembrando o que estava aqui dentro. À medida que fui me aprofundando, praticando a concentração, fui tendo experiências pessoais transformadoras, fui sentindo que a meditação estava preenchendo a minha vida. E não sei dizer em que momento o sentimento de insatisfação se foi, ou melhor, o sentimento de insatisfação que costumava sentir. Com a meditação, consegui sentir o que é Deus, o que Ele representa, qual é o meu papel, qual meu propósito aqui, entre outras coisas, que não são passíveis de explicação.

“Do que precisamos
É uma vela-aspiração
A nos mostrar o caminho a Deus.”
Sri Chinmoy

Hoje acredito que nosso objetivo é voltar a fonte – e qual é a fonte? Deus. Sinto que estamos aqui vivendo experiências para nos elevar, nos iluminar. Somos, por essência: luz; paz; alegria genuína. E nos sentimentos imperfeitos, pois ainda nos falta algo. E o que falta? Deus. Como se Deus fosse o oceano e nós, cada um de nós, fossemos uma gota. Apenas nos sentiremos perfeitos e satisfeitos, quando nos juntarmos ao oceano. De certa forma, ainda me sinto “insatisfeita”, pois ainda não me elevei, não me iluminei. De acordo com a cultura indiana, algumas pessoas, poucas, aqui na Terra, sentem uma unicidade com Deus, a ponto de sentirem essa satisfação e preenchimento total, como se fossem Deus. Como Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um”. De todas as teorias, essa é a que sinto ser a verdadeira, pois sinto a cada dia, quando faço minhas práticas espirituais, que estou mais próxima de Deus, e esse sentimento me preenche, me completa e faz sentir satisfeita. Antes a minha felicidade poderia ser definida como momentos de euforia; hoje sinto algo sólido e constante, pacifico e profundo.  Hoje a insatisfação se foi, daquela forma como a sentia. Sinto que estou no caminho certo, que a minha jornada se tornou prazerosa, pois a conexão com Deus foi estabelecida e Ele me satisfaz. Agora sinto que basta fixar a minha mente em Deus, que tudo se transforma.

Sri Chinmoy diz que na oração nós falamos e Deus escuta e, na meditação, Deus fala e nós escutamos. Independente do caminho espiritual que escolhemos, seja por meio da oração ou da meditação, todos os caminhos nos levam para o mesmo lugar, a Fonte. Percebi, o significado do que as pessoas diziam sobre “colocar Deus na sua vida”. Isso me parecia frase de “religioso”, mas numa forma pejorativa. Mas hoje sinto o que isso significa. Com a meditação, aprendi a acalmar a minha mente, e com isso ficou mais fácil ouvir a Deus, me conectar com Ele, sentir o que é colocar Deus nas nossas vidas e a satisfação consequente desse ato.

Eu te darei tudo
“Eu lhe darei uma chance
Se você receber essa chance.
Eu lhe darei uma nova vida
Se você receber a nova vida.
Eu lhe darei tudo que você precisa
Mas é você quem deve receber isso de mim.
Na sua alegre aceitação-luz
Está a manifestação-perfeita da sua vida.”

Sri Chinmoy