por Patanga

Nos artigos sobre exercícios e técnicas, eu já deixei várias dicas práticas – como meditar no coração, que técnicas usar, em que horário praticar. Aqui, comentarei brevemente sobre o aspecto mais interior para uma boa meditação.

 

DSC_3891.jpgChoro Interior

Quando você se senta para meditar, é exatamente a mesma coisa que sentar-se para uma refeição – uma refeição interior. Assim como comemos pelo menos três vezes por dia – para alimentar nosso corpo -, todos os dias também devemos alimentar nosso ser interior – que é o motivo da nossa existência.

Contudo, sentar-se no altar certamente não irá resolver a sua necessidade. Você precisa receber. E, para receber, precisa pedir. Quando um bebê chora porque está com fome, sua mãe vem correndo para alimentá-lo. Igualmente, precisamos ter o anseio, o choro interior de quem está faminto. Assim, nosso Pai ou Mãe virá nos alimentar. O choro do filho é a prioridade do Pai.


Como desenvolver esse clamor interior?

Procurando a companhia daqueles que já o têm em alguma medida. Assim como uma brasa vermelha se apaga longe do fogo, uma brasa apagada se acende mais uma vez quando retorna. A companhia de pessoas que buscam satisfazer a vida interior trará à tona você o seu choro interior.


Aititude desprendida

Ao meditar, devemos buscar alcançar o máximo – ir mais longe, subir mais alto, mergulhar mais fundo. Esse deve ser o nosso grau de esforço, nossa intensidade interior. Contudo, o resultado não está nas nossas mãos. O nosso dever é agir; o resultado fica a critério do Divino. Cultivando uma atitude desprendida, não ficaremos frustrados se os resultados não forem como esperávamos. Lembre-se que a esperança é excelente, como um sonho que nos leva adiante – mas a expectativa é quando usamos nossos sonhos de forma a limitar nossas possibilidades.


sri-chinmoy-7000lbs-lift.jpgNunca desista

Meditação é como uma fazenda. Hoje você planta, amanhã irriga, e depois espera – um, dez ou cem dias. E então vêm os frutos do seu trabalho.

A cada dia você vai aprender a meditar melhor. Sem exceção. Se por um dia, uma semana ou um ano as suas meditações não são muito boas, não pare. Você está aprendendo a meditar a despeito do resultado. Isso será um grande aprendizado. Nos tempos seguintes, você voltará a ter boas experiências – que será um outro aprendizado. Nada é bom ou ruim – é uma questão de que temos que aprender certas coisas, ao passo que outras já sabemos. Na espiritualidade, uma vez que você prova a sua sinceridade, um Auxílio inesperado surge e o leva para muito além do limite da sua imaginação. Nunca desista.