Como não cair no sono

trecho do livro O Mundo Interior e o Mundo Exterior

 

Pergunta: O que posso fazer se tenho a tendência de cair no sono durante a meditação e outras atividades espirituais?

Sri Chinmoy: É uma questão de dar importância às coisas que vêm em primeiro lugar na sua vida. Digamos que algo importante está acontecendo e você está caindo no sono. Você trabalhou duro para mim por oito ou nove horas antes daquilo e, portanto, sente que é bastante natural que você caia no sono. O nosso poder de justificativa não tem fim. Mas você ganha algo ao se justificar? Digamos que eu ofereça uma meditação muito elevada, muito importante, e você dorme o tempo todo em que ela aconteça. Você pensará: “Ele sabe que trabalhei para ele”, o que é verdade. Você pode justificar ter dormido. Mas a pergunta seguinte é: você perdeu algo por ter dormido durante a meditação? Você perdeu algo e não será capaz de obter essa coisa com a sua justificativa.

Então você tem de se perguntar: “O Guru exteriorizou a permissão para eu perder essa atividade porque eu trabalhei?” Na gráfica, quando eles trabalham durante a noite toda, às vezes eu lhes digo que não precisam vir para a meditação. Quando digo isso, eu tomo completa responsabilidade e certamente lhes darei os frutos da meditação que teriam se comparecessem. Se você não tiver a minha permissão, obterá os frutos da sua dedicada ação prévia. Mas, pela meditação que você perder, não receberá nada. Pelo seu sono não serei responsável, porque eu não me comprometi. Você pode dizer que está cansado; eu direi que está letárgico. Aqui está a prova: leva só um segundo para você me perguntar se deveria faltar à meditação. Eu me comprometerei e o problema estará resolvido.

Há várias formas de se manter acordado quando estiver com sono. Faça japa tão rápido quanto o puder. Lave os olhos, nariz e orelhas com água fria. Belisque-se várias e várias vezes. Fique de pé e com os olhos abertos. Um pouco de desconforto físico não é nada se comparado com o que obterá em retorno: Paz, Deleite e Luz. O problema está na sua sinceridade. Se você é sincero, valorizará tudo de acordo.

Algumas pessoas meditam por meia hora e sentem que então podem relaxar – assistir televisão, ler histórias em quadrinhos, etc. Eles meditaram por meia hora, mas não percebem que essa meia hora talvez os tenha levado apenas ao ponto de partida. Antes de ter a realização, deve-se ser muito, muito cuidadoso. Portanto, se trabalhou duríssimo e está incapaz de meditar com a sua intensidade normal, depois de meia hora de meditação você pode ler os meus escritos. Ou, se estiver em casa, poderá ouvir a minha música ou observar as minhas pinturas. O seu Guru tem uma quantidade razoável de coisas a oferecer. Eu escrevi poemas, compus canções – centenas de coisas eu fiz.

Pare de perder o seu tempo assistindo TV e lendo revistas. Você tem a maior velocidade ao meditar. Mas, quando se cansar, não pare de correr. Caso se sente, será desqualificado. Continue correndo, mesmo que tenha de ir lentamente. Relaxe um pouco na velocidade, mas continue a disciplinar a sua vida. Medite. Repita ‘Supreme’. Leia os meus escritos. Todos vocês deveriam fazer isso. Há tantas formas de manter a sua consciência elevada porque eu ofereço uma variedade de atividades espirituais para vocês. Se não gostar de uma, gostará de outra. Quando a meditação ficar difícil, leia. Se perder a sua concentração, cante. Quando estiver cansado de cantar, volte a meditar. Dessa forma você pode regular a sua vida. Corra o mais rápido quando tiver a capacidade. Quando não tiver a capacidade, caminhe. Mas, se parar de seguir em frente, nunca alcançará a Meta.

 


Relacionado

Dicas para se manter bem acordado durante a meditação