por Adriano

IRONMAN_BIKE2.jpg

Falando em auto-transcendência, o triatlo (triathlon) é um esporte que se encaixa perfeitamente. Esse esporte agrupa três modalidades que isoladamente já requerem grande esforço físico e de concentração. São eles: natação, ciclismo e corrida. Há tempos eu já praticava esses três esportes isoladamente, porém, a partir de 2011 e inspirado na filosofia de auto-transcedência de Sri Chinmoy, resolvi praticar o triatlo. Sri Chinmoy foi um grande atleta e músico, que compôs músicas para diversos esportes, e o triatlo não ficou de fora. Abaixo segue a letra da música (minha tradução), que Sri Chinmoy escreveu e que me inspirou nessa jornada.

Eu amo o meu grande triatlo.
Ele mostra ao meu coração o Alvorecer-Visão-Deus.
Eu nado no mar de luz prateada,
Eu pedalo ao longo da estrada de deleite dourado,
Eu corro com o sorriso do Além.
Meu clamor interior é o Tesouro-Diamante de Deus.

– Sri Chinmoy (tradução) – partitura da música

Eu percebi o significado dessa música quando fui atrás do grande desafio esportivo da minha vida até então, o Ironman, que são 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida, ou seja, uma maratona. Com apenas seis meses treinando triatlo, eu já buscava esse desafio. Durante a prova eu realizei que a meditação foi o meu principal treinamento para a prova. Mas é claro que o preparo físico na natação, ciclismo e corrida também tiveram papel importante nessa jornada.

ironman.jpg

Acima: Adriano completando o Ironman em 12 horas e 6 minutos.

O Ironman é uma prova muito longa e exaustiva, que eu acredito que se as pessoas que fazem um Ironman o fizerem com a mente, certamente sofrerão muito ou então nem chegarão ao final da prova. A maior dificuldade do Ironman é controlar a mente, fazer com que ela não se torne um adversário, e sim um aliado. É nesse momento que entra a meditação.

Segundo Sri Chinmoy, existem três estágios que conduzem à realização, que são: a concentração, a meditação e a comtemplação. Durante o Ironman, é preciso estar concentrado naquilo que você está fazendo. Seja nadando, pedalando ou correndo, é fundamental acalmar a mente e trazer à tona aquilo que o atleta conquistou nos treinos, de forma tranquila. A meditação durante a prova acontece quando o atleta está totalmente concentrado na modalidade que ele está praticando e focado no verdadeiro objetivo da prova, que é a auto-transcendência, onde o principal adversário é o próprio atleta e não aqueles que estão a sua volta.

Run-and-Become-handwriting.jpgAqueles que já praticaram um esporte de longa duração como, por exemplo, uma maratona ou um Ironman, sabem que, quando a energia do corpo começa a se exaurir, a mente entra com um verdadeiro bombardeio de pensamentos dizendo para o atleta parar de correr, desistir da prova, pois aquele esforço é demais para ele. Segundo Sri Chinmoy, a mente nos enfraquece e a melhor maneira de contorná-la é silenciando-a, fazendo assim com que esses pensamentos não apareçam, bloqueando-os antes mesmo de surgirem. Esta é a essência da meditação: silenciar a mente, para que possamos entrar em unicidade com o nosso piloto interior, a alma.

Todas as pessoas possuem um talento latente para a meditação, porém os atletas já praticam o primeiro estágio da meditação, que é a concentração. Eles sem dúvida alguma conseguiriam praticar meditação e seguir em frente nesse universo de auto-descoberta. A busca pela auto-transcendência nos esportes e na meditação são caminhos paralelos, e um inspira ao outro. O praticante da meditação será inspirado a praticar esportes, e o atleta fica inspirado a buscar a meditação.

Run and become.
Become and run.
Run to succeed in the outer world.
Become to proceed in the inner world.

– Sri Chinmoy

Partitura da música

Mais textos sobre Esportes e Espiritualidade

Acesse aqui.

Outros sites sobre Esportes

Sri Chinmoy Marathon Team

Ciclismo