srichinmoyrunning.jpgMens sana in corpore sano é um ditado do latim bem conhecido, que diz que a mente, para ser sadia, precisa de um corpo sadio.

Mas, no âmbito interior, os esportes vão além do conceito de saúde. Auto-transcendência, disciplina, entusiasmo, alegria e inocência são todas qualidades importantes para uma vida espiritual e são todas encontradas no mundo dos esportes. E fazem parte de ser realmente sadio.

“In the heart of action is the silence of meditation, and in the heart of meditation is the dynamism of action.” – Sri Chinmoy

Eu (que estou escrevendo este artigo), recentemente completei uma prova de 10 dias de corrida, percorrendo 570 quilômetros. Meu amigo Adriano Passini está treinando para a travessia do Canal da Mancha. Tudo isso é louvável e traz enormes transformações. Mas você não precisa ficar assustado. O mais importante é se exercitar. A quantidade é algo que vai vir naturalmente. E o resultado, que é inocência, paz, pureza, você vai sentir em meros dez minutos depois de começar a se exercitar.

Disciplina todos temos. Você também! Você não escova os dentes todos os dias? Toma banho todos os dias? Come todos os dias? Vai ao trabalho/aula todos os dias? Então você é disciplinado! É só uma questão de considerar a prática de exercícios como algo igualmente necessário. E é!

No livro Sport and Meditation, de Sri Chinmoy, o famoso corredor Paul Tergat conta:

paul_tergat “Sri Chinmoy estava tão certo no que me disse antes da Maratona de Nova Iorque – que eu deveria me concentrar até a última milha. Certamente foi a corrida mais dura da minha vida. Até o fim não sabíamos quem ia vencer a prova.
“Eu acredito que há um propósito por detrás da capacidade que eu recebi para minha vida atlética: que eu utilize o esporte com a postura correta e para benefício da minha vida interior. É por conta dessa capacidade que eu pude continuar até agora. Sem esse poder mais elevado, eu poderia facilmente ter declarado “Sim, eu quebrei recordes mundiais, corri bem” e então ter me aposentado cinco anos atrás.
“… portanto, o esporte está realmente vindo à tona para o desenvolvimento do mundo.” – Paul Tergat

Não se intimidem por ler isso vindo de um campeão. Isso vale para todos – você, eu e todos nós.

Prehi, abhihi, dhrishnuhi.

Go forward, fear not, fight.

Siga em frente, não tema, lute.

– Upanishads, traduzido por Sri Chinmoy / Patanga Cordeiro